O CURSO acontece com videoaulas gravadas e Mentorias em streaming ao vivo.
As Videoaulas são disponibilizadas semanalmente junto com material didático e exercícios que são enviados por e-mail e whatsapp a instrutora para avaliação.
Três Mentorias ao vivo em Streaming (2h cada) para avaliação dos trabalhos entregues e esclarecimento de dúvidas.
Os alunos serão incluídos em um grupo de WhatsApp para avisos, dúvidas, envio de exercícios filmados e troca de experiências.
Todas as aulas ficam disponíveis para acesso do aluno por um ano.
Abril
07/04 a 25/05/25
Videoaulas liberadas às segundas-feiras
07/04 a 19/05
Mentorias em streaming ao vivo
Domingo – 17:00 às 19:00
27/04, 18 e 25/05/25
Maio
13/05 a 29/06/25
Videoaulas liberadas às segundas-feiras
12/05 a 23/06
Mentorias em streaming ao vivo
Domingo – 17:00 às 19:00
01 e 22 e 29/06
Valor do curso
R$1.480,00
10% desconto à vista:
R$1.332,00 ( Pix )
cartão crédito parcelado:
até 6 x R$246,66 sem juros
O curso prepara você para atuar na função de Continuísta, ensinando as técnicas e conceitos usados no cinema brasileiro e internacional.
DESTINADO A QUEM PRETENDE INGRESSAR OU SE ATUALIZAR PARA O MERCADO DE TRABALHO!
– Definição da função de Continuísta e o que faz em um filme ou uma teledramaturgia.
– A ligação direta da Continuidade com a Direção, Edição/finalização e a Produção.
– As Etapas de trabalho da Continuidade na Pré-Produção (que é o período de preparação do filme antes de filmar), na Produção (que é o período das gravações ou filmagens).
– Desprodução diária com o envio dos Relatórios de Progresso e Continuidade para a Edição/ Finalização com cópia para a Produção.
– O Roteiro, a ordem numérica das cenas.
– Definição de Cena, plano e take.
– O método de filmagem fora da ordem cronológica do roteiro.
– Os materiais de trabalho de um Continuísta.
– App´s de Continuidade.
– A captação da imagem e do som separadamente.
– A CLAQUETE: carteira de ID do filme e o sincronismo da imagem com o som.
– Os fotogramas – FPS e suas variações.
– Quando filmamos sem o som: MOS.
– Quando filmamos parte de um take: Pick up.
– O preenchimento da Claquete.
– Siglas usadas na CLAQUETE.
– A Claquete de fim : CF
– A construção da narrativa.
– Os Planos e as Posições de câmera.
– A nomenclatura dos planos: Americana e a Europeia.
– Os Movimentos de Câmera.
– Os Espaços Dramáticos de um Plano.
– Os Suportes Básicos de Câmera.
– Outros suportes que possibilitam várias movimentos e posições para a câmera.
– Analisando cenas de filmes: os planos, posições, movimentos de câmera e seu sentido narrativo.
– Lentes são olhares. As lentes ,suas milimetragens e seu uso na narrativa.
– Exercício de descrição dos planos em cena de filme: enquadramento, posição de câmera , espaços no planos, movimentos de câmera.
– Organograma de uma equipe de filmagem.
– O relacionamento com os demais departamentos de uma equipe técnica, a hierarquia e o funcionamento de cada departamento e suas atribuições.
– Eixo dramático de câmera 180º.
– O “espaço real” e o “espaço dramático”.
– O Eixo dramático de câmera na construção da narrativa.
– O Pulo de Eixo 180º.
– O que compromete a edição e a lógica narrativa.
– Amenizando o Pulo de eixo. Aprendendo a pular o eixo sem desorientar on espectador.
– Quando o Pulo de Eixo é usado na narrativa.
– Os deslocamentos do personagem e ou animais, veículos entre cenas e planos.
– Com pequenos e grandes saltos no tempo e no espaço.
– Analisando cenas de filmes: eixo, pulo de eixo, deslocamentos, saltos no tempo e espaço.
– Dicas de como reconhecer rapidamente o eixo e a posição correta da câmera no Set de filmagem.
– Exercícios de reconhecimento de eixo. E pulo de eixo.
– Exercício para filmar com o celular uma cena proposta, decupada em planos.
MENTORIA 01
– O Raccord. Definição.
– O movimento e a dinâmica interna no plano. Narrativa.
– O movimento usado na ligação entre planos: corte em movimento.
– Como proceder para manter o raccord durante as filmagens.
– Olhar a centro de quadro: neutralidade. Quando usar?
– A Descrição técnica dos planos em cada cena.
– As nomenclaturas e abreviações. Seu uso na descrição técnica da cena no Relatório de Continuidade.
– Trabalhando com a Direção. Leitura do Roteiro.
– A Decupagem em planos da Direção.
– O Storyboard. A Decupagem junto com o storyboard.
– Exercício para filmar com o celular uma cena proposta, decupada em planos.
– A Pré-produção de um FILME ou SÉRIE pela equipe técnica.
– A formatação padrão do Roteiro.
– O programa Movie Magic e os Docs elaborados pelo Ass. De Direção entregues a toda equipe.
– Os Docs que orientam a equipe técnica na pré-produção.
– Análise Técnica.
– Escaleta.
– Plano de Filmagem.
– Ordem do Dia.
– OD# Opção Chuva.
– Virada ( qdo estamos filmando em noturna e temos de retornar as filmagens para dia).
– As reuniões com as equipes: Direção, Figurino, Maquiagem, Pós-Produção.
– Filmando com um celular: procedimentos.
– Reunião de análise técnica.
– Leitura do Roteiro com Diretor, elenco e equipe técnica.
– Acompanhando os ensaios do elenco com a Direção.
– Teste de câmera/luz/maquiagem/figurino ( próximos às filmagens)
– A Continuidade na Tv.
– A decupagem do roteiro e o preenchimento de informações no sistema
– O Dia a Dia das gravações
– Nomenclaturas
– Os Docs correspondentes aos do Cinema na televisão.
– O sistema nas emissoras que abrigam o planejamento .
– O Roteiro de gravação diário e semanal.
– O script.
– A desproteção diária
– O levantamento técnico-artístico da continuidade a partir do roteiro.
– Leitura do Roteiro
– Cronometragem e soma dos tempos de cada cena. Estimativa do tempo do filme
– Preenchimento da Lista de Cronometragem para envio a Produção Executiva e Direção
– Levantamento técnico no roteiro em três estágios.
– Estágio 01
– Cronologia.
– Divisão Temporal.
– Figuras de Linguagem.
– Dias Cênicos.
– Exercício estágio 01.
– Estágio 02
– Diálogos Off ( Lista de off’s).
– Numeração dos Diálogos por cena.
– Objetos de Cena.
– Cronologia.
– Efeitos mecânicos e de Pós.
– Maquiagem / Cabelo / Caracterização (Mapa).
– Usando o ID do personagem da AT nos mapas.
– Figurinos ( Mapa).
– Exercício estágio 02
– Estágio 03
– Horários da cena.
– Cont de objetos e outros entre cenas .
– Incoerências narrativas, temporais.
– Raccord entre cenas.
– Sequências ( eventos).
– Leitura fina.
– Exercício estágio 03
– Usando o app Scriptation para decupar o roteiro.
– O que é Temperatura de Cor? (White balance).
MENTORIA 02
– A véspera das filmagens.
– Leitura das cenas a serem filmadas.
– Fazendo o caminho do que vem antes depois de cada cena.
– Levantamento das Conts de cada departamento, fotos, observações.
– Mapa diário com as trocas de make, figurino, arte de acordo com a OD
– O dia a dia no Set. Onde tudo começa?
– A ordem dos acontecimentos na filmagem.
– O que fotografar e como?
– O Relatório de Continuidade. As anotações.
– Modelos de Relatórios.
– Usando um app para gerar relatório. As vantagens.
– O Relatório de Progresso.
– A desprodução ao final de um dia de filmagem.
– O envio dos relatórios de Progresso + Continuidade.
– Exportações de relatório atualmente solicitadas pela Pós/Produção : Xml, Pdf, Csv e outras.
– Fazendo parte de um “Workflow dinâmico” para a rápida entrega dos relatórios ao final da diária.
– A marcação dos planos no roteiro: Lined script.
– Usando o app Scriptation para a marcação do roteiro durante as filmagens.
– Controle do material filmado: dando baixa no mapa escaleta das cenas que foram filmadas.
– O Trabalho do Assistente de Continuidade: armazenamento das informações, organização e suporte ao Continuista.
– O dia a dia no set. Comunicação com equipes.
– Exportação de todo o projeto em pdf e envio a produção ou ao drive do filme.
– Edição do roteiro filmado para envio sem lined script.
– A checagem final das cenas filmadas, penduradas, omitidas em escaleta do roteiro filmado com o AD.
– A checagem dos offs gravados, pendurados e omitidos.
– A checagem dos efeitos mecânicos e serviços da pós a serem realizados.
– A escalfeta filmada.
– Usando o app writersolo para edição do roteiro filmado.
– Desprodução final: Envio da produção do projeto filmado( todos os relatórios de Cont em um único arquivo), roteiro filmado, escaleta filmada.
MENTORIA 03
Livro digital
O Cinema e a TV possuem uma gramática específica. O Continuísta trabalha em constante parceria com o Diretor na construção da narrativa descrita em planos. Dominar o uso da Linguagem Cinematográfica é peça chave e imprescindível para o bom desempenho deste profissional.
A função de Continuísta é indispensável em todos os projetos de ficção. Compõe o departamento de Direção, se relacionando diretamente com a Direção, Produção e Finalização do projeto.
Para se inserir no mercado como Continuísta, você precisa se capacitar estando atualizado com os meios de Produção em Cinema e Televisão.
Aprender com quem faz na prática é o caminho para conquistar sua vaga neste mercado.
Comece agora a praticar e ocupe a vaga que espera por você!
“MINISTRAR CURSOS ME ESTIMULA A BUSCA POR NOVOS CONHECIMENTOS E APLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA TÉCNICO-ARTÍSTICA ESPECIALIZADA, DE ALTO NÍVEL”.
Glaucia Pelliccione / Continuísta
Me chamo Glaucia Pelliccione, sou Continuísta atuante há mais de 25 anos em Cinema e TV no Brasil. Participei de filmes de longa metragem, seriados e teledramaturgia ( Rede Globo).
Iniciei meus estudos em cinema na área de Montagem/Edição o que me deu uma boa base teórica para logo a seguir migrar para a Continuidade. Participei em diversos longas-metragens filmados em 35mm. Produções nacionais e internacionais que me nutriram com a prática de set e o convívio com grandes profissionais da cadeia produtiva: Diretores de Fotografia, Técnicos de Som, Diretores de Arte, Produtores e Montadores. Com esta experiência consegui alinhar as necessidades técnicas e artísticas de um Continuísta em suas etapas de trabalho. Pude experimentar métodos e aplicá-los em produções de gêneros diversos. Consegui através dos anos aprimorar uma metodologia de trabalho aplicável a produções de pequeno e grande porte.
As mudanças tecnológicas se tornaram cada vez mais frequentes, e a partir de 2010, passei a fazer uso de app para a formulação de relatórios de Continuidade Digital,o que facilitou muito o trabalho no set de filmagem. Um avanço que me possibilitou acompanhar as transformações digitais no fluxo da Pós Produção. Constantemente busco novas ferramentas que possam colaborar com a melhoria e o desempenho da Continuidade nas etapas de trabalho.
Paralelamente a minha atuação profissional como Continuísta, dirijo a AICTV – Academia Internacional de Cinema e Tv, desde sua fundação em 1999, tendo produzido mais de 80 filmes de curta metragem de ficção, muitos licenciados para o Canal Brasil e exibidos em Mostras e Festivais de Cinema nacionais e internacionais.
“Ensinar é uma forma de renovar conhecimentos”.