A OFICINA acontece com videoaulas gravadas e Mentorias em streaming ao vivo.
As Videoaulas são disponibilizadas semanalmente junto com material didático e exercícios que após feitos são enviados por e-mail e whatsapp a instrutora para avaliação. São realizados exercícios práticos filmados com o celular.
Duas Mentorias ao vivo em Streaming (2h cada) para avaliação dos trabalhos entregues e esclarecimento de dúvidas.
Os alunos serão incluídos em um grupo de WhatsApp para avisos, dúvidas, envio de exercícios filmados e troca de experiências.
Todas as aulas ficam disponíveis para acesso do aluno por um ano.
Junho
10/06 a 12/07/25
Videoaulas liberadas às terças-feiras
10/06 a 08/07
Mentorias em streaming ao vivo
Sábado – 11:00 às 13:00
28/06 e 12/07
Julho
15/07 a 16/08/25
Videoaulas liberadas às terças-feiras
10/06 a 08/07
Mentorias em streaming ao vivo
Sábado – 11:00 às 13:00
02 e 16/08
Valor do curso
R$580,00
10% desconto à vista
R$522,00 ( Pix )
cartão crédito parcelado:
até 6 x R$96,66 sem juros
Saber onde colocar a câmera no set de filmagem na hora de filmar é uma ação nem sempre tão fácil. Como os filmes, vídeos e até uma matéria jornalística são feitos em planos separados( diversas posições de câmera) que se “juntam” na edição, raciocinar sobre como um plano se liga ao outro no ato de filmar é fundamental para a construção da narrativa em questão. A partir do primeiro plano filmado é importante saber posicionar corretamente a câmera para os planos seguintes, para manter o raccord ( ligação) entre os planos e garantir um material “coerente” para a edição. Uma cena pode conter planos que estabeleçam eixos diferentes. É crucial saber identificar rapidamente os planos que devem ser filmados para manter a unidade narrativa e nada faltar na edição.
A Oficina atende a todo profissional que atua no Audiovisual e também aos estudantes de Cinema: Diretores, Continuístas, Editores, Operadores de câmera, Assistentes de Direção e Produção, Jornalistas e quem se interesse pela prática de filmar, narrar em planos.
DESTINADO A PROFISSIONAIS DO AUDIOVISUAL E A ESTUDANTES DE CINEMA
Eixo dramático de câmera 180º – definição
O Espaço real e Espaço dramático
A construção da narrativa em planos
Entendendo o Eixo dramático de câmera 180º
A aplicação do eixo em cenas de ficção, entrevistas, esporte, documentário e outros
Entendendo o Eixo Dramático de Câmera 180º em cenas de filmes de ficção
Exercício prático filmado com o celular
Construindo uma narrativa em planos fazendo o uso do Eixo dramático de câmera 180º
Método de filmagem
O Pulo do Eixo dramático de câmera 180º
Material indevido para a Edição: como evitar?
Dicas que amenizam o Pulo de Eixo
Criando dinâmica no Pulo do Eixo
Análise de cenas de filmes com uso do Pulo de Eixo
Exercício prático filmado com o celular usando o Pulo de Eixo
O Raccord: definição
O movimento que gera dinâmica para o corte na edição
O Eixo ligando o movimento entre planos
O corte direto entre planos e cenas
Ligando planos em corte direto em espaços “reais” diferentes ( locação/estúdio; locação/outra locação)
Ligando planos e cenas em corte direto no Eixo
Ligando planos e cenas em corte direto no Pulo do Eixo e o resultado na narrativa
Análise de cenas de filmes com corte em movimento e direto.
Exercício prático filmado com o cel
Fazendo uso do movimento e corte direto entre planos, pulando ou não o eixo.
Mentoria 01
O deslocamento do personagem entre cenas e planos
Usando o salto no tempo e espaço
Pequenos saltos no espaço mantendo o raccord do tempo
O ponto neutro de raccord: Centro de quadro
Usando a marcação do olhar a centro de quadro. Possíveis situações.
Situação triangular de Eixo
Planos de cobertura em situação triangular
Analisando cena de filme em situação triangular
Entendendo como trabalhar o raccord entre planos durante as filmagens: o raciocínio do eixo na prática do set
Os enquadramentos, as variadas posições câmera, alturas e as sensações que podem causar no espectador.
Analisando cenas de filmes com alturas e posições de câmera diferentes, fugindo da altura média do olhar.
Exercício prático filmado com o cel a partir de uma decupagem plano a plano com situações de mudança de eixo e triangular. Usando as diferentes alturas no enquadramento.
Compondo um “falso fundo de quadro” para um plano da cena, mantendo o Eixo estabelecido: “rodando o cenário”
Ligando espaços totalmente diferentes como sendo o mesmo espaço e no mesmo tempo
Usando as elipses para saltos no tempo e espaço. Detalhes técnicos
A composição do quadro: perspectivas no enquadramento. As áreas dramáticas de luz na composição da perspectiva no quadro.
O ritmo de cada cena
O raccord do movimento viabilizando o corte direto. Um pouco de Actors Studio
Exercício prático filmado com o cel ligando dois espaços diferentes como sendo o mesmo espaço. Usando o “falso fundo” de quadro. Ganhando a perspectiva no quadro.
MENTORIA 02
Digital
Um manual prático sobre o Eixo Dramático de Câmera 180º e suas variantes para breves consultas.
O entendimento da construção narrativa é a base para se obter o resultado “emocional” que o Diretor deseja causar com a cena no espectador.
Essa construção demanda conhecimento de Linguagem Cinematográfica, apuro de decupagem e total domínio dos espaços da cena.
Um conhecimento teórico-prático fundamental para todos os profissionais envolvidos nas filmagens.
Comece agora a praticar e domine estes conhecimentos!
“MINISTRAR CURSOS ME ESTIMULA A BUSCA POR NOVOS CONHECIMENTOS E APLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA TÉCNICO-ARTÍSTICA ESPECIALIZADA, DE ALTO NÍVEL”.
Glaucia Pelliccione / Continuísta
Me chamo Glaucia Pelliccione, sou Continuísta atuante há mais de 25 anos em Cinema e TV no Brasil. Participei de filmes de longa metragem, seriados e teledramaturgia ( Rede Globo).
Iniciei meus estudos em cinema na área de Montagem/Edição o que me deu uma boa base teórica para logo a seguir migrar para a Continuidade. Participei em diversos longas-metragens filmados em 35mm. Produções nacionais e internacionais que me nutriram com a prática de set e o convívio com grandes profissionais da cadeia produtiva: Diretores de Fotografia, Técnicos de Som, Diretores de Arte, Produtores e Montadores. Com esta experiência consegui alinhar as necessidades técnicas e artísticas de um Continuísta em suas etapas de trabalho. Pude experimentar métodos e aplicá-los em produções de gêneros diversos. Consegui através dos anos aprimorar uma metodologia de trabalho aplicável a produções de pequeno e grande porte.
As mudanças tecnológicas se tornaram cada vez mais frequentes, e a partir de 2010, passei a fazer uso de app para a formulação de relatórios de Continuidade Digital,o que facilitou muito o trabalho no set de filmagem. Um avanço que me possibilitou acompanhar as transformações digitais no fluxo da Pós Produção. Constantemente busco novas ferramentas que possam colaborar com a melhoria e o desempenho da Continuidade nas etapas de trabalho.
Paralelamente a minha atuação profissional como Continuísta, dirijo a AICTV – Academia Internacional de Cinema e Tv, desde sua fundação em 1999, tendo produzido mais de 80 filmes de curta metragem de ficção, muitos licenciados para o Canal Brasil e exibidos em Mostras e Festivais de Cinema nacionais e internacionais.
“Ensinar é uma forma de renovar conhecimentos”.