O CURSO acontece em 5 MÓDULOS com videoaulas e mentorias em streaming ao vivo .
As Videoaulas são disponibilizadas semanalmente junto com material didático e exercícios que são enviados por e-mail ao instrutor para avaliação. Cada aula tem uma duração média de 40′.
Duas mentorias ao vivo em Streaming (2h cada) para considerações e esclarecer dúvidas.
Os alunos serão incluídos em um grupo de WhatsApp para avisos, dúvidas e troca de experiências.
Todas as aulas ficam disponíveis para acesso do aluno por um ano.
Abril
15/04 a 27/05/25
Videoaulas liberadas às terças-feiras
15, 22, 29/04 , 06 e 20/05
Mentorias em streaming ao vivo
Terça-feira – 20:00 às 22:00
13 e 27/05/25
Junho
03/06 a 15/07/25
Videoaulas liberadas às terças-feiras
03, 10, 17, 24/06, 08/07
Mentorias em streaming ao vivo
Terça-feira – 20:00 às 22:00
01 e 15/07/25
Valor do curso
R$1.152,00
10% desconto à vista:
R$1.036,80 ( Pix )
cartão crédito parcelado:
até 4 x R$288,00 sem juros
O curso tem como objetivo, preparar você para o mercado ou atualizá-lo, ensinando as técnicas e conceitos mais novos usados no cinema brasileiro e internacional.
DESTINADO A QUEM PRETENDE INGRESSAR OU SE ATUALIZAR PARA O MERCADO DE TRABALHO!
– Reunindo ideias a partir de situações diversas
– Organizando as ideias
– O que é Storyline
– O Storyline a partir de uma matéria jornalística
– Levantando dados para desenvolver o Storyline a partir da matéria jornalística
– Dicas de criação de ambientes, personagens, situações, etc
– O Storyline a partir de um conto literário
– Desenvolvendo o Storyline do conto literário
– Localizando o núcleo central da trama (conflito), os personagens principais e os ambientes
– Compondo o visual dos personagens a partir de recortes de revistas, fotos de pessoas conhecidas, personalidades, atores, tipos diferentes, etc
– Organizando as ideias em um Storyline a partir de um texto escrito em diálogos, sem prosa, com personagens sem identificação
– O que é Sinopse
– Desenvolvendo a primeira Sinopse a partir do Storyline
– Exercício prático de criação de Storyline e de Sinopse a partir de um conto literário
– Exercício prático de criação de Storyline e Sinopse de uma ideia original
– O conteúdo de uma Sinopse
– A apresentação dos personagens principais e coadjuvantes
– Os ambientes onde se passam as ações
– Desenvolvendo o Storyline na Sinopse a partir da matéria jornalística
– Dando nome aos personagens principais, sua idade, profissão ou atividade
– Acrescentando personagens a historia
– Criando personagem coadjuvante
– Estabelecendo a trama e a subtrama para compor o arco dramático da historia
– Os artifícios dramáticos na elaboração da trama
– Redigindo a Sinopse a partir do Storyline do conto literário
– O avanço da trama através dos fatos como um motor da historia
– As “viradas” ou mudanças de rumo da narrativa
– O desfecho da historia
– Redigindo a Sinopse a partir do Storyline do texto dialogado
– Transformando diálogos informativos em ações
– Descrevendo a aparência, idade, profissão e comportamento dos personagens
– Exercício prático de criação da segunda versão da Sinopse e personagens do conto literário proposto
– Exercício prático de criação da segunda versão da Sinopse e personagens da ideia original
– Criando personagens
– A inspiração para criação de personagens a partir de conhecidos, desconhecidos, amigos, parentes, vizinhos, colegas, atores, celebridades, tipos populares
– Preenchendo uma ficha de personagem
– A imagem e o comportamento do personagem
– Dando vida aos personagens
– O plano de trabalho: Escaleta
– Montando uma Escaleta
– Redigindo a Escaleta (a partir da 2ª Sinopse do conto adaptado)
– Redigindo a Escaleta (a partir da 2ª Sinopse da matéria jornalística)
– Exercício prático: Criando a ficha de personagens. Redigindo a Escaleta a partir da 2ª Sinopse do conto literário proposto. Fazer o mesmo com a ideia original: ficha de personagens + Escaleta.
– Formatando o Roteiro
– A Formatação padrão
– Os Programas de formatação de Roteiros
– A Sequência. O que é Sequência?
– Transpondo os tópicos de uma Escaleta em Sequências
– Apresentando os Personagens
– O Conflito Central(trama) da história
– O Conflito Secundário (subtrama)
– O Roteiro e a “Produção”
– Otimizando o uso das “locações” no Roteiro
– Fazendo a trama avançar
– O Ritmo narrativo (o tempo médio de Sq)
– Clímax e anticlímax
– Como criar fatos novos
– Narrativas paralelas
– As “Viradas”
– O 1º Roteiro Formatado (1º Tratamento)
– Exercícios práticos: Criando os roteiros a partir da 2ª versão das Sinopses (com Escaletas) do conto proposto e de sua ideia original
– Aprimorando os Roteiros (nos diálogos, na trama)
– Aprendendo a formatar o roteiro no app Writersolo ( versão gratuita)
– Exercício prático: Formatando os roteiros do conto literário e da ideia original com o app Writersolo
– As Figuras de linguagem usadas como pontuação narrativa audiovisual: Fusão, Fade in , Fade out, Freeze , Flash back, Flash forward, Câmera lenta (Slow motion), Câmera acelerada (Fast motion), Elipses sonoras e visuais, Símbolo, Cortina, Tem real x Tempo dramático
– A “Gramática Audiovisual” : Letras = Planos
– O que são os Planos?
– Quais são os planos?
– Os planos em movimento
– As posições de câmera
– Exercício prático: transferindo uma narrativa literária em audiovisual.
– A Pontuação narrativa
– As Formas narrativas audiovisuais
– Exercicio prático: Fazendo uso de figuras de linguagem nos roteiros desenvolvidos no curso a partir do conto literário e da ideia original. Aprimorando os roteiros. Apresentação dos roteiros finais.
Livro digital
Um livro simples, com muito conteúdo, ensinando passo a passo o que você deve fazer com suas ideias. Como organizar sua criação de personagens inesquecíveis e fazê-los falar de forma coloquial e envolvente, facilitando seu trabalho na idealização de tramas e desfechos sensacionais. Leia-o, abuse e use!
Livro digital
O Cinema e a TV têm uma gramática específica. Todos os roteiristas de ficção necessitam dominar o uso da linguagem audiovisual, pois trabalham com uma literatura visual. A narrativa do cinema e da TV é fracionada em planos. E em um bom roteiro cada frase é um plano.
A função de Roteirista tem grande demanda no mercado audiovisual : filmes e séries de ficção, documentários, novelas, programas de tv, institucionais, publicidade,videoclipe, sitcom.
Há diversas oportunidades no mercado em editais para desenvolvimento de roteiros, bolsas de estudo e residências com orientação de Roteiristas profissionais.
Para se inserir neste mercado você precisa de uma base sólida de conhecimento.
Uma grande oportunidade é aprender na prática com quem faz.
O curso de Roteiro da AICTV com o Jorge Monclar prepara você para as melhores oportunidades do mercado cinematográfico nesta especialidade.
“NOSSO PAPEL NÃO ACABA QUANDO ENSINAMOS, MAS SIM QUANDO O OUTRO APRENDE, PROCESSA, TRANSFORMA E GERA VALOR.”
Jorge Monclar / Roteirista e Diretor de Fotografia
Me chamo Jorge Monclar, e sou graduado como Diretor e Diretor de Fotografia pelo IDHEC – Institute des Hautes Études Cinematographiques – Paris – França. Possuo mais de 30 anos de experiência em Cinema e TV no Brasil e no exterior.
Quando comecei jamais imaginei ir trabalhar em cinema. Eu sobrevivia como cartunista e desenhista de animação. Cheguei na França num momento muito conturbado, em plena reverberação dos eventos de 68. E na busca da sobrevivência os caminhos se abriram para mim. Meu primeiro roteiro de longa-metragem foi filmado eu ainda estudante de Cinema, aos 25 anos no IDHEC: “Mandinga”, uma lenda carioca do século passado que adaptei para a realidade de pescadores nordestinos, que foi filmado na Bretanha – França.
Fui projecionista em estacionamento de super-mercado, assistente de câmera e posteriormente câmera no cine-jornal Gaumont que me fez rodar pela França, trabalhei como desenhista de animação no departamento de pesquisa da ORTF (televisão francesa) participando de uma série francesa de grande sucesso e onde conheci alguns colegas que foram trabalhar no jornal de humor Charlie Hebdo. Foi fascinante conhecer de perto os militantes do cinema francês da Nouvelle Vague, jovens que atuavam dando aulas e escrevendo no Cahiers du Cinema como Truffaut, Chabrol, Valcrose, Alekan e muitos outros.
Essa experiência enriquecedora foi fundamental na minha formação profissional. Voltando para o Brasil trabalhei em Cinema, televisão e publicidade. Publiquei os livros didáticos de Cinema: “O Diretor de Fotografia”, “Linguagem Cinematográfica”, “O Ass. de Câmera” ,”Roteiro Cinematográfico passo a passo”.
Como Roteirista adaptei mais de 80 contos da literatura brasileira de autores: Rubem Fonseca, Ruy Castro, Luis Fernando Veríssimo, Fernando Sabino; João Antonio, Alcione Araújo, João Emmanuel Carneiro, Oduvaldo Vianna Filho, todos levados às telas como curtas metragens, tendo recebido os prêmios: Roteiro para Tv – Embrafilme/série para Tv” Casos de Polícia” (1975); Melhor Roteiro Cinematográfico no Festival de Petrópolis (2010).
Continuo no mercado de trabalho e paralelamente atuando na Academia Internacional de Cinema e Tv como Coordenador didático e instrutor, passando adiante minha experiência e conhecimento técnico adquirido ao longo desses anos.