PRA QUE SERVE UM STORYLINE?

Quando escrevemos um roteiro partimos de uma idéia original que tivemos. Talvez até um texto publicado num jornal, num livro que acabamos de ler num fim de semana ou simplesmente fomos testemunha de um fato e resolvemos transformá-lo num filme de curta, longa-metragem ou uma série para televisão para exibição nas telinhas ou telonas. Não queremos perder essa idéia nem esquecê-la. Sentimos a necessidade de registrá-la de algum modo, nem que seja em poucas linhas. Isso é um storyline! O núcleo central da sua história. 

Nessas cinco ou dez linhas do storyline você registrou: “o conflito” central ou trama, apresentou os personagens principais e descreveu os ambientes onde os fatos da trama se desenvolvem. Sabemos que não há história sem “conflito”. E conflito somente com personagens protagonista e antagonista e se passa em alguns ambientes. Esses personagens nem precisam ter ,nesta etapa do seu trabalho, um nome. Eu particularmente gosto de dar nomes aos personagens pois eles contém uma associação subliminar com a identidade aparente. É mais convincente um executivo de uma multinacional chamar-se William ou Jackson do que Honofre ou Sebastião. A não ser que seja desejo do roteirista gerar um traço de humor para o personagem ou a  trama. 

Lembre-se: tudo num roteiro deve conter uma verossimilhança. O mais importante é que o personagem seja descrito por algum traço fundamental para a trama que será desenvolvida. O mesmo ocorre com o ambiente principal onde se passa a trama. Por exemplo: na Cidade de Deus ou Morro do Alemão, numa residência elegante no bairro dos Jardins ou da Barra da Tijuca… Numa ilha isolada da costa nordestina…

Concluindo, o storyline é uma ferramenta de uso não obrigatório do roteirista que serve como um “lembrete” constante durante todo processo criativo de seu roteiro. Ele nos serve como primeiro passo no desenvolvimento do texto do roteiro. Ponto de partida na escritura de um roteiro. É o núcleo central de sua idéia. A partir do storyline é que desenvolvemos uma sinopse ou argumento do roteiro dramático do filme.

Jorge Monclar / Roteirista

__________________________________________________________________

Quer aprofundar mais ainda os seus conhecimentos para criar seus Roteiros?

Curso de Roteiro online com Jorge Monclar

Curso Roteiro essencial

Fale AQUI com a gente e garanta sua inscrição com Desconto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale Agora Mesmo Sobre os Cursos!